Igreja Católica Liberal
Província do Brasil
ICL Biblioteca Biografias Casamentos Celebrações Clero Notícias
dommarcelo

CARTA PASTORAL

NATAL - 2022

Aos membros do clero,

e aos queridos Irmãos de nossa Província.

Que a Paz de Nosso Senhor O Cristo esteja convosco.

Um Feliz Natal a todos!

    “E José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, até a cidade de Davi, que é chamada Belém, para ser tributado com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, cumpriram-se os dias para o parto” (Lucas 2: 4-6).


Jesus nasceu, o verbo se faz carne, para viver entre nós e nos dar o testemunho da salvação. E nesse testemunho nos deixará muitos ensinamentos, como por exemplo:

    “Na verdade, na verdade eu vos digo: Se um homem não nascer de novo, ele não pode ver o Reino de Deus” (João 3: 3).


Se Jesus nasceu para nossa salvação e nos ensina a necessidade de um segundo nascimento para nossa salvação, para vislumbrarmos o reino de Deus, precisamos refletir muito sobre esse segundo nascimento.

São Paulo, no novo testamento, quando nos fala do homem, nos apresenta como um composto tríplice, de corpo, alma e espírito (1 Tessalonicenses 5: 23). De forma semelhante podemos encontrar no velho testamento, em Genesis, que quando Deus fez o homem, o fez a sua própria imagem (Gêneses 1: 27), do sopro da vida e do pó da terra (Gêneses 2: 7), também tríplice.

Se considerarmos o corpo como a parte mais conhecida e perceptível do ser humano, seja física, emocional ou intelectual, que é o que conseguimos perceber em nosso plano material de existência, nos falta ainda a percepção sobre a nossa alma e o espírito, o sopro da vida e a imagem do criador em nós. Ou seja, nascemos e vivemos em nosso corpo, mas nos passa desapercebido, e em oculto, nossa identidade sutil, alma e espírito, nossa identidade mais próxima de Deus.

Entendo que esse segundo nascimento, do qual o Cristo nos fala, é o nosso nascimento para esse mundo oculto, espiritual, completamente subjetivo à nossa consciência, o mundo para o qual ainda estamos mortos. E como podemos fazer para atingir esse mistério, que é a boa nova da qual nos fala o nosso Salvador, aquele que é a luz que nasceu no oriente para iluminar nossa consciência, e nossa existência sobre a terra.

Acredito que é esse o nascimento que devemos comemorar, ontem, hoje e sempre, até que finalmente despertemos para estas verdades transcendentes, a gloria deste mistério, Cristo em nós, esperança da glória (Colossenses 1: 27).

Que a lembrança do nascimento de nosso Senhor, em sua manjedoura em Belém, possa se tornar o verdadeiro nascimento do Cristo, na manjedoura do nosso coração, para nossa salvação e de toda a humanidade, para que possamos finalmente conhecer o Reino dos céus.

Como disse o Padre Ângelus Silesius (1621-1677): “Ainda que Cristo nascesse mil vezes em Belém, se não nascer dentro de ti, tua alma ficará perdida”. O sentido do Natal é muito maior que uma simples lembrança, é a esperança da nossa realização espiritual. Aproveitemos então essa época tão sublime, e não nos esqueçamos dos seus mandamentos que podem nos levar a esse segundo nascimento. E sob a inspiração de nosso amor à Deus, de todo nosso coração, de toda a nossa alma e com toda a nossa mente, amemos o próximo com a nós mesmos (Mateus 22: 37-39), ou seja, somente o Amor pode nos unir novamente ao Pai, e nos tornar unos como todos os demais.

    “Porque Deus amou tanto ao mundo que ele deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3: 16).


Que a Luz nascida pelo Mistério do Natal brilhe continuamente em nós para que possamos iluminar o mundo, são os nossos mais sinceros votos para um próspero 2023!

“Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na Terra às pessoas que recebem a sua graça!” (Lucas 2: 14). Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre convosco, E que seu Amor nos mantenha sempre unidos.

Fraternalmente em Cristo.

Natal do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2022.


Reverendíssimo Monsenhor Dom Marcelo Rezende
Arcebispo da Província Eclesiástica do Brasil



ICL Biblioteca Biografias Casamentos Celebrações Clero Notícias
© 2024 - IGREJA CATÓLICA LIBERAL
E-mail: igreja@catolicaliberal.com.br
WhatsApp(11)99608-1994
R.Mituto Mizumoto, 301, Liberdade
São Paulo/SP - 01513-040
Missas aos domingos 10:30h.

eXTReMe Tracker