Igreja Católica Liberal
Província do Brasil
ICL Biblioteca Biografias Casamentos Celebrações Clero Notícias
dommarcelo

CARTA PASTORAL

PÁSCOA - 2022

Aos membros do clero,
e aos queridos Irmãos de nossa Província


Que a Paz de Nosso Senhor O Cristo seja convosco.


Hoje é Páscoa... todo ano comemoramos a Páscoa. O que significa seguir repetindo esta comemoração todos os anos?

A Páscoa é a comemoração da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, e representa a vitória da vida sobre a morte. Mais importante do que a morte, que teve lugar num madeiro sobre o Gólgota, foi a vitória da transcendência vida, quando o espírito crucificado na matéria se tornou livre, senhor de si mesmo, capaz de sobreviver além da aparente vida anterior, e, apesar do mergulho no mar denso da escuridão da noite, ela ressurgiu numa manhã de domingo primaveril, onde o fogo renovou toda a natureza.

Que seja feita Vossa vontade, assim na terra como é no céu. Mais do que comemorar essa data hoje na terra, em todo seu esplendor e grandeza, que nós possamos antes comemorá-la para todo sempre no céu. Que a Paz do Senhor renascido em nós possa ser o guia de nossa comemoração sobre a terra. Tudo que construímos sobre a terra nasce primeiro dentro de nós, em nossa mente, em nossos desejos, e por nossas ações materializa-se no mundo que conhecemos e chamamos de realidade objetiva. Se assim for, de que vale comemorar a Páscoa entre nós, se Cristo não tiver sido ressuscitado em nós?

A impermanência da vida que atravessa a dor da doença, da velhice e da morte, percebida pelo príncipe Sidarta Gautama, o Buda, que deixou para traz o castelo de sua família, em meio à noite enquanto todos dormiam e ele estava desperto, revelando a natureza humana que busca no mundo o tesouro que só pode ser encontrado no céu. A pandemia que ainda nos aflige, a guerra que por mais injustificável que seja ainda persiste entre as nações, e a polarização política que se alastra cada vez mais pelo mundo, deveriam nos fazer refletir sobre as contradições humanas, e, a percepção de que a doença, a guerra e a polarização existem primeiro em nós, e que não será possível eliminá-las do mudo se não as eliminarmos antes em nós mesmos. Como toda natureza que se desenvolve do interior para fora, devemos, da mesma forma, começarmos nossa jornada em nós mesmos. Se queremos encontrar a paz no mundo, primeiro precisamos encontrá-la em nós.

Estamos vivendo o inverno da vida, mas devemos buscar a primavera da alma, para que possamos ressuscitar em Espírito, que é a imagem e semelhança de Deus, e que nos foi concedida pelo criador em nossa criação; e que pelo nascimento de seu filho, o Cristo, em nós, possamos expressar a vitória da vida, que é nossa esperança de glória. “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna” (1 João 2:25)

Assim, acredito que é por isso que seguimos comemorando, ou rememorando esta esperança. A esperança da vitória da vida sobre a morte, do espírito sobre a matéria, e da eternidade sobre a impermanência de todas as coisas. Que tudo que nossos olhos virem possam nos reforçar estas verdades interiores, que a eucaristia durante a comunhão nos lembre o Cristo vivo em nós, que a doçura do chocolate nos traga o doce sabor da sabedoria nas coisas eternas, que os ovos pascais nos remetam a perfeição da vida que desabrocha de seu interior, e que o coelhinho, símbolo da pureza e da abundância, celebre a chegada da primavera da vitória da vida.

“Assim disse Jesus: Eu sou a ressurreição, e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.” (João 11:25-26)

Que a graça concedida nesta comemoração permaneça gravada tão internamente em nossos corações, de forma que ela possa continuamente se manifestar em nossas vidas.

Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre convosco,
E que seu Amor nos mantenha sempre unidos.

Fraternalmente em Cristo
Páscoa do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2022

Reverendíssimo Monsenhor Dom Marcelo Rezende
Arcebispo da Província Eclesiástica do Brasil



ICL Biblioteca Biografias Casamentos Celebrações Clero Notícias
© 2024 - IGREJA CATÓLICA LIBERAL
E-mail: igreja@catolicaliberal.com.br
WhatsApp(11)99608-1994
R.Mituto Mizumoto, 301, Liberdade
São Paulo/SP - 01513-040
Missas aos domingos 10:30h.

eXTReMe Tracker