A Igreja Católica Liberal veio a existência como resultado de uma completa reorganização, em 1915-1916, da Igreja Velho Católica na Grã Bretanha sobre uma base mais liberal. Esta igreja derivou suas ordenações da Sé Arquiepiscopal Velho Católica de Utrecht, na Holanda. A Igreja Católica Liberal preservou cuidadosamente esta sucessão de ordenações. A atitude religiosa e doutrinária do Antigo Catolicismo não é aquela da Igreja Católica Liberal, a qual, ao descrever-se como Católica assim não o faz para indicar a fonte de suas ordenações e sua unidade orgânica com a igreja histórica.
ANTECEDENTES TEOLÓGICOS E FILOSÓFICOS Além disto, sustenta que, ainda que a promessa da presença seja efetiva para com os fiéis individualmente, nosso Senhor também estabeleceu certos ritos ou sacramentos (chamados 'mistérios' na Igreja Oriental) para maior auxílio de seu povo, a serem ministrados em sua igreja como canais especiais de seu poder e bênção. Por intermédio destes meios de graça ele está sempre presente em sua Igreja, outorgando a seu povo o privilégio da associação e comunhão com ele, guiando e protegendo-os em cada etapa, desde o berço até o jazigo. A Igreja Católica Liberal reconhece sete sacramentos: Batismo, Confirmação, a Santa Eucaristia, Absolvição, Santa Unção, Santo Matrimônio, Ordens Sacras. Para assegurar sua eficácia ao fiel, ela preserva com o maior cuidado a administração de todos os ritos sacramentais e preserva uma sucessão episcopal que é reconhecida como válida entre aquelas Igrejas da Cristandade que mantém a Sucessão Apostólica das Ordens como um dogma de sua fé. Além de perpetuar esses ritos sacramentais, os seguidores imediatos do Cristo transmitiram um corpo de doutrina e certos princípios de ética. Muito deste ensinamento original foi sem dúvida perdido e alguns deles obscurecidos com o passar dos tempos. O que resta é uma herança preciosa, a ser guardada com terno amor e reverência. A Igreja Católica Liberal considera as escrituras, os credos e tradições da igreja como os meios pelos quais os ensinos do Cristo tem sido transmitidos a seus seguidores. Ela não os investe com qualquer idéia de infalibilidade literal, nem contempla, sob a perspectiva de seus conteúdos e desenvolvimento histórico, como qualquer outra igreja pode logicamente fazê-lo. Ela deduz deles certos princípios de crença e conduta que ela considera como fundamentais, verdadeiros e suficientes, embora não completos, como uma base do correto entendimento e correta conduta. Por formar este corpo de doutrina e ética, A Igreja Católica Liberal toma o que é, em certos aspectos, uma posição peculiar entre as Igrejas da Cristandade. A igreja cristã sempre conteve em si distintas escolas de pensamento. Os eruditos medievais que sistematizaram a teologia na igreja ocidental seguiram o método de Aristóteles, mas os primeiros dentre os Padres com inclinação filosófica eram Platonistas, e A Igreja Católica Liberal, conquanto não subestime a clareza e precisão dos sistemas escolásticos, possui muito em comum com as escolas Platônicas e Neo-Platônicas da tradição cristã. Ela mantém que uma teologia pode justificar-se e ser de valor permanente apenas se puder suportar um constante re-exame à luz do progresso do conhecimento humano e do despertar espiritual do indivíduo; tal teologia participa da natureza da Teosofia. Theosophia (do grego, "Sabedoria Divina") difere da teologia na enfatização da importância da busca de cada indivíduo pela compreensão espiritual baseada na experiência pessoal (gnosis ou sophia), enquanto oposta à imposição dogmática de interpretações particulares das escrituras que podem ser limitadas ao conhecimento humano do mundo em qualquer período histórico. Conquanto certos ensinamentos superiores permaneçam dentro da categoria da revelação, uma vez que eles estão além do nosso alcance e compreensão, outros menos remotos são passíveis de comprovação, e até desenvolvimento, por aqueles que tenham despertado em si mesmos a visão espiritual necessária. O homem, por ser divino em essência, pode chegar a conhecer a Divindade de cuja vida participa, e ao desenvolver gradualmente os poderes divinos que tem latente, através de sucessivas vidas na terra, pode adquirir um maior conhecimento do universo que é em si a expressão daquela vida divina. Este método de abordagem é idêntico a antiga Bhramavidya dos Upanishads hindus, ou o Dhyana (em chinês Ch'an, e em japonês Zen) dos budistas. Esta plenamente justificado nas escrituras. O vocábulo 'teosofia' apareceu constantemente no pensamento religioso tanto do Oriente como do Ocidente, e denota não só o misticismo senão também a filosofia eclética que se encontra em toda religião. A Igreja Católica Liberal reconhece dentro da Paternidade de Deus um aspecto maternal da Divindade que produz e nutre toda a vida criada. Este aspecto é representado pela Santa Senhora Maria, cuja terna atenção por todas as mulheres e crianças, e por todos os que sofrem, suplementa o divino ministério de nosso Senhor Jesus Cristo; demostra-se na terra em nosso reconhecimento da santidade da vida, e é exemplificado pelo sacrifício e o amor da maternidade humana que desperta nossa reverência e respeito mais profundos. A Igreja Católica Liberal crê que há um corpo de doutrina e experiência mística comum a todas as religiões, o qual não pode ser reclamado como de posse exclusiva por nenhuma delas. Ao mover-se dentro da órbita do Cristianismo e considerar-se uma igreja distintivamente cristã, afirma, não obstante, que outras religiões são de inspiração divina e que todas procedem de uma fonte comum, ainda que cada uma ponha ênfase em diferentes aspectos deste ensinamento; incluindo-se alguns que possam cair temporariamente em desuso. Tal ensinamento repousa sobre seu próprio mérito intrínseco. Forma aquela verdadeira Fé Católica que é católica por ser a declaração de princípios universais na natureza; Santo Agostinho declarou: "A mesma coisa que agora chamamos religião cristã existiu entre os antigos e não deixou de estar presente desde os primórdios da raça humana até a vinda do Cristo em carne, desde cujo momento a verdadeira religião, que já existia, começou a chamar-se cristã." (Retract I, XIII, 3) O mesmo princípio se encontra na bem conhecida declaração de São Vicente de Lerins : "Afirmemos aquele em que se tem crido em todas as partes, sempre e por todos: pois isto é verdadeira e corretamente católico". A Igreja Católica Liberal, por conseguinte, não busca converter as pessoas de uma religião á outra.
RELAÇÃO COM OUTRAS IGREJAS A Igreja Católica Liberal busca trabalhar amistosamente com todas as outras denominações cristãs. Não têm desejo algum de fazer prosélitos entre aderentes de qualquer outra igreja e, como prova disto, os acolhe na participação regular e plena de seus serviços sem pedir-lhes que abandonem suas próprias igrejas. Seu apelo principal se dirige a todos os que não são membros de alguma igreja ou associação religiosa. A Igreja Católica Liberal está aberta a todo instante para estabelecer relações de inter-comunhão com outras igrejas, sob as bases mais amistosas possíveis. Por exemplo, não negaria o mistério carismático ou profético da predição e inspiração às corporações não episcopais; como estas corporações não reclamam o sacerdócio Católico, a Igreja Católica Liberal não os reconheceria, portanto, com este. Assim sendo, quando todas as partes estão de acordo, permite a seu clero intercambiar púlpitos com ministros de igrejas não episcopais, mas não convida tais ministros a oficiar em seus altares.
AS ESCRITURAS Ela sugere, também, que há indícios da existência da mais alta inspiração em outras escrituras. De fato, o conhecimento das religiões e psicologia orientais, que se tem feito cada vez mais acessível, lança muita luz sobre a interpretação da doutrina cristã.
LIBERDADE DE PENSAMENTO A Igreja Católica Liberal deixa seus membros em liberdade para interpretar os credos, escrituras e tradição, e sua Liturgia e Sumário de Doutrina. Só pede que as diferenças de interpretação sejam expressas com cortesia. Toma esta atitude não por indiferença ante à verdade, mas sim porque sustenta que as crenças devem resultar do estudo individual ou da intuição. A verdade não é verdade para um homem, nem a revelação uma revelação, até que ele perceba por si mesmo ser a verdade. À medida que o homem cresce espiritualmente, cresce também sua percepção da verdade; nenhuma mera declaração verbal ou assentimento superficial da mente pode substituir este crescimento. Seguramente o Cristo pretendeu que sua religião fosse de amor e liberdade, que ajudaria as pessoas em suas muitas distintas etapas ao longo da senda do crescimento espiritual; ele não pretendeu que ela ditasse em nome de Deus fórmulas cuja aceitação literal fossem condição para a salvação. A incapacidade para reconhecer uma verdade envolve simplesmente a perda do auxílio que esse reconhecimento traria. A Igreja Católica Liberal considera, portanto, que atua de acordo com o espírito de seu Mestre ao aceitar com satisfação em suas fileiras aqueles que buscam a verdade. Conquanto bem apresente a seus membros certas afirmações doutrinárias, não exige deles aceitar quaisquer normas dogmáticas. Como base prática de afiliação não pede a eles que professem uma crença comum, mas sim uma boa vontade para orar em conjunto por intermédio de um ritual comum. Aspira ajudá-los a descobrir a verdade por si mesmos, ao prover-lhes oportunidades de crescimento espiritual e explicar-lhes a antiga ciência da manifestação das potencialidades divinas latentes em cada homem. Pede a seus membros sinceridade, pureza de motivos, tolerância, amplitude mental, cortesia de expressão, vontade de trabalhar e mira constante na busca de elevados ideais.
CLERO A Igreja Católica Liberal não proíbe nem requisita a seu clero o matrimônio. Espera, naturalmente, que seu clero, do mesmo modo que seus membros, respeitem a santidade dos votos matrimoniais e demonstrem responsabilidade em seu comportamento ante os demais. O clero da Igreja Católica Liberal não recebe pagamento e geralmente conserva suas funções seculares enquanto dedica ao serviço da igreja outros períodos disponíveis.
ÉTICA As responsabilidades éticas do homem incluem tolerância, amor e fraternidade, e, graças a unidade inerente de toda a vida, devem estender-se más além da nação e cor dos semelhantes de todas as religiões, ou de nenhuma, e mesmo aqueles que negam a existência de Deus. Mais ainda, a Igreja Católica Liberal crê que o homem tem deveres éticos entre os quais palpita a vida criadora de Deus; como irmãos mais velhos, os homens deveriam proteger e cuidar da criação vegetal e animal como uma tarefa sagrada. O verdadeiro discípulo de Cristo deveria se destinguir por sua capacidade de amar e interessar-se, em lugar de suas crenças. Pelo exemplo vivo de verdadeira fraternidade todos podem ser conduzidos mais próximo de Deus a seu devido tempo. A Igreja Católica Liberal não recusa o matrimônio à pessoas divorciadas.
MISTICISMO E EXPERIÊNCIA EXTRASENSORIAL Igreja Católica Liberal crê que os antigos ritos para a ministração dos sacramentos fundamentam-se na sabedoria do Cristo e que para tanto devem estar de acordo com a ordem divina e, necessariamente, científica. Ainda que poucas tentativas se tenham feito para estudar a razão das mudanças na psique do homem produzidas por estes ritos, há encorajadores avanços neste campo. "Quando não há visão, o povo perece" (Prov. 29:18). Nos primevos dias de toda religião há homens de visão que pela percepção direta de verdades espirituais, são capazes de falar com a única autoridade de valor distinto ao da revelação, a autoridade do saber. Tais verdades podem ser descobertas o recomprovadas em qualquer período por aqueles que sejam espiritualmente desenvolvidos. Quando a igreja deixa de produzir homens de saber, seus ensinamentos se estreitam e petrificam, sua teologia se torna legalista e mecânica, e seu sacerdócio, carente de iluminação interna, trata de impor sua vontade por autoridade e de perseguir aqueles que resistem. A Igreja Católica Liberal aspira ser uma igreja gnóstica, não no sentido de reproduzir certas extravagâncias do Cristianismo primitivo, mas sim no sentido de auxiliar a seus membros a obter por si mesmos esta certeza do conhecimento que é a verdadeira gnosis sobre a qual escreveu São Clemente de Alexandria. A antiga senda de purificação, iluminação e união, que antigamente conduziu o candidato à esta certeza está ainda aberto para ser trilhado. Aqueles que trilham podem todavia ainda esperar alcançar o discipulado, aquela comunhão direta com o Mestre que deveria ser o ideal de todo Cristão. O caminho da Cruz é o desenvolvimento progressivo do Espírito-Crístico dentro do homem, e a este fim conduzem o auxílio dos sacramentos da santa igreja do Cristo. A Igreja Católica Liberal é uma igreja cristã vivente, progressiva porque sustenta que as formas religiosas devem marchar pari passu com o crescimento e iluminação humanos, e histórica enquanto mantém que a igreja transmitiu uma herança preciosa do próprio Cristo.
CONDIÇÕES DE COMUNHÃO Os candidatos são admitidos à Igreja Católica Liberal pelo Batismo ou, se este já tiver sido corretamente ministrado, pela confirmação. Caso o candidato tenha recebido tanto batismo como a confirmação em sua forma completa, se emprega uma forma simples de admissão na qual se invoca uma benção sobre as aspirações religiosas do candidato. Aqueles candidatos que desejam ingressar à Igreja Católica Liberal e já tenham recebido estes sacramentos segundo uma forma menos completa, os receberão 'condicionalmente'.
LITURGIA O temor a Deus e sua ira; pregações contra os pagãos; atitudes de adulação servil ou rebaixamento abjeto; repetidas implorações de misericórdia, tentativas pueris de negociar com Deus, e medo ao inferno eterno, junto com outras cruéis reminiscências do passado, tudo isto se eliminou como contrário à idéia de um Pai amável e de um homem criado por ele à sua própria imagem. Como as verdades essenciais da religião são imutáveis, sua apresentação e sua marca devem variar à medida que a humanidade avança em direção à iluminação mais completa. Expressões suplicatórias e formas de petição que eram adequadas para comunidades agrícolas da Ásia Menor nos primeiros séculos da era cristã não podem expor adequadamente os sentimentos de adoração de nossa época. O mesmo pode dizer-se das formas medievais. O ato central do culto cristão é a Santa Comunhão, ou Missa, chamada pelos Católicos Liberais de Santa Eucaristia para acentuar a gratidão com que se deve recebê-la. Neste bendito sacramento, Jesus Cristo está presente de uma maneira espiritual sob a forma do pão e do vinho. A Igreja Católica Liberal afirma que a Santa Eucaristia, longe de ser uma mera comemoração de sua vida, morte e ressurreição, é a doação suprema do Cristo que ele faz de si mesmo para sua igreja. A Santa Eucaristia é essencialmente um ato coletivo; todos os que tomam parte, e em realidade toda a humanidade e toda a criação, são assim abençoadas.
CONFISSÃO Por crer que a graça da Absolvição é um dos dons de Cristo para seu povo (Jo. 20:23), a Igreja Católica Liberal oferta este auxílio aos que a desejam, quer seja pelo método auricular ou em seus serviços públicos. Absolver significa liberar. Consistentemente com este significado, a Igreja Católica Liberal não considera que a absolvição livre para sempre o homem do pecado, ou que o exima das conseqüências de seus maus atos. A absolvição deveria conduzir a uma reanimação, a uma restauração da harmonia interna natural que foi perturbada, e a por de novamente o homem dentro de um fluxo mais pleno daquele poder divino do qual ele deve ser uma verdadeira expressão.
CURA
ARTE A expressão da beleza em atos de culto é sumamente valiosa em nossa era tecnológica e utilitária. Muitas pessoas tiveram pouca experiência de sua influência criadora em suas vidas diárias. O ritmo do cerimonial, a cor e a forma das vestimentas, o poder enaltecedor da música, a nitidez das linhas arquitetônicas nos edifícios, e da beleza simples de seu mobiliário, todas estas coisas são idealmente parte do trabalho litúrgico da igreja. O Coral Eucarístico está planejado como o principal serviço da igreja, usando uma música que permita uma plena participação congregacional. Assim, também, os demais serviços estimulam o louvor coletivo. A Igreja Católica Liberal reconhece que pela influência de tais auxiliares, ainda que eles não sejam em si mesmos essenciais, a consciência humana expande-se rumo a harmonia divina e ela responde cada vez mais, ainda que imperfeitamente, a realidade da beleza. A arte tem sido chamada de o servidor da religião; em verdade é uma parte integral do culto.
POLÍTICA
FINANÇAS
Em nome do Sínodo Episcopal Geral + Hugh Sykes Bispo Presidente Londres, Festa da Ascensão, 1973
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